CLODIUS ALBINUS
(Decimvs Clodivs Septimivs Albinvs)
Caesar - 195 a 197 d.C.
Clódio Albino
Nascido em Hadrumeto, em África, Decimus Clodius Albinus entrou muito jovem no exército onde realizou uma brilhante carreira militar. Cedo ganhou notoriedade no reinado de Commodus, numa campanha contra os dácios. Pode ter sido governador da Germânia Inferior antes de assumir o governo da Bretanha (Gália), no fim do reinado de Commodus (provavelmente, em 192 d.C.), após a morte de Pertinax.
Quando Septimius Severus foi proclamado imperador, no Verão de 193 d.C., ofereceu a Clodius o título de caesar, o que implicava dividir o poder com ele, a fim de evitar a franca inimizade. Albinus ocupou o consulado com Severus em 194 d.C.; durante esse ano, começou a assumir, mais abertamente, ares de imperador, emitindo mesmo moedas que o proclamavam augustus. Enquanto Severus estava ocupado com Pescennius Niger, no Oriente, Albinus ganhou o controle da Gália, que manteve durante o ano de 195 e parte de 196, quando Severus se voltou então contra ele declarando Clodius Albinus inimigo público do Império.
Embora tendo obtido vários êxitos iniciais, Albinus foi derrotado na batalha decisiva em Lugdunum (Lyon) a 19 de Fevereiro de 197, tendo sido forçado a cometer suicídio. O seu corpo, juntamente com o da sua mulher e seu filho executados pouco depois, foi arrastado pelas ruas de Roma. Diz a lenda que Severus passou, cavalgando, sobre o cadáver do rival.