GORDIANUS III
(Marcvs Antonivs Gordianvs Sempronianvs)
Imperador - 238 a 244 d.C.
Gordiano III
Nascido a 20 de dezembro de 224 d.C. em Roma, Marcus Antonius Gordianus Sempronianus, neto por linha materna de Gordianus I e sobrinho de Gordianus II, tornou-se caesar e depois imperador, com a idade de treze anos, após a morte de Maximinus I e os assassinatos de Balbinus e Pupienus pela guarda pretoriana, sendo elevado sobre um escudo para poder ser visto e vitoriado em jubileu pelo povo de Roma.
No princípio, o governo esteve a cargo de sua mãe, Maecia Faustina. De 238 a 241, ele e seus conselheiros seguiram a política de Gordianus I. Em 241, Timesiteus foi nomeado prefeito pretoriano, e Gordianus III casou-se com sua filha, Tranquilina, formando assim um triunvirato que corrigiu muitos dos problemas do sistema imperial, descontrolados desde os tempos de Severus Alexander.
Foi um período tranquilo durante os seis anos de governação, sendo de assinalar uma pequena rebelião em África no ano de 240 d.C. que foi rapidamente sufocada. Desde os tempos de Marcus Aurelius que não havia em Roma um período de tranquilidade e optimismo tão elevado.
Em 242, após uma invasão pelo rei persa Shapur I na Síria e Mesopotâmia, Gordianus III realizou uma campanha contra os persas com Timesiteus, mas, depois de uma série formidável de vitórias recuperando a cidade de Antioquia e a reconquista completa da Mesopotâmia, Timesiteus ficou doente, possivelmente envenenado, e morreu em 243. Seu sucessor M. Iulius Philippus, posteriormente imperador Philippus I, cobiçava o poder, e por isso Gordianus III foi assassinado por soldados no início de 244 d.C. em Circessium (Zaitha, perto de Eufrates).